Especialidades
É a especialidade da Medicina Dentária que consiste no diagnóstico e tratamento cirúrgico de patologias, traumatismos, alterações e lesões envolvendo a cavidade oral e estruturas anexas.
Abrange vários procedimentos, entre os quais: extrações dentárias, apicetomias, remoção de quistos e tumores, extrações de dentes inclusos, entre outros.
Área da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração e pela resolução de fraturas dentárias.
Tem como objetivo restabelecer ou melhorar a estética e função dentária.
A endodontia, mais conhecida como desvitalização, é a área da Medicina Dentária dirigida ao tratamento de patologias da polpa (vulgarmente designada por nervo).
Consiste na eliminação do tecido da câmara pulpar e canais radiculares, e posterior selamento destes, de forma hermética, com material biocompatível, que evite futuras complicações, permitindo dessa forma salvar o dente, e mantê-lo a ocupar o seu espaço e a desempenhar a sua função na cavidade oral.
É a especialidade da Medicina Dentária dedicada à reabilitação das ausências dentárias através da colocação de implantes dentários.
Estes implantes são produzidos em titânio, um metal biocompatível com os tecidos humanos, e funcionam como raízes artificiais sobre as quais são colocadas coroas unitárias ou pontes fixas totais ou parciais, as quais substituem, com elevado grau de perfeição, a dentição natural.
Esta especialidade da Medicina Dentária dedica-se à manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais e que tem como principal objetivo a realização de tratamentos curativos e também preventivos, para que a criança atinja a idade adulta com uma boca sã, do ponto de vista estético e funcional.
É fundamental o acompanhamento da dentição decídua (dentes de leite), não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação mas também, e sobretudo, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.
É a especialidade da Medicina Dentária especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorreto dos maxilares).
Existem vários tipos de aparelhos dentários com distintas finalidades: o aparelho fixo composto por brackets de metal, o aparelho fixo estético que utiliza brackets de cerâmica, o lingual, o Sistema Damon autoligável e o Invisalign, aparelhos de contenção ou os expansores. O mundo dos aparelhos ortodônticos é vasto e diverso, sempre adaptado a diferentes problemas com diferentes soluções.
A periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes: gengiva, osso alveolar e o ligamento periodontal. Estas são chamadas de doenças periodontais, e dividem-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.
Especialidades da Medicina Dentária dirigidas ao restabelecimento e manutenção das funções mastigatória, fonética e estética do paciente, após a perda de dentes.
Na prótese fixa, os dentes artificiais são imóveis, estando fixos a dentes naturais ou a implantes. É possível recorrer a coroas unitárias ou a pontes de vários elementos.
As próteses dentárias removíveis, por seu lado, apoiam-se diretamente na gengiva, na mucosa oral e, eventualmente, nos dentes existentes. São realizadas em acrílico e/ou ligas metálicas (próteses removíveis acrílicas e esqueléticas).
Área que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento dos desequilíbrios funcionais da oclusão e disfunção temporomandibular (DTM).
A DTM abrange um grande espectro de problemas clínicos da articulação e dos músculos da área orofacial. Estas disfunções são caracterizadas principalmente por dor, sons na articulação e/ou função irregular ou limitada da mandíbula.